Notícias
IX Congresso Cearense do IBDFAM e AGENDA 2030 acontece em abril; inscreva-se agora
-(1).png)
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU norteará o IX Congresso Cearense do IBDFAM, evento que acontece nos dias 13 e 14 de abril, na sede da OAB em Fortaleza, no Ceará. As inscrições estão abertas.
Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, seção Ceará – IBDFAM-CE, a advogada Gabriela Lima explica que a Agenda é um plano global que visa construir, até 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. Para isso, seria necessário “tomar medidas ousadas e transformadoras, contando com a participação de todos neste movimento de transformação”.
Adotada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em Nova Iorque, em setembro de 2015, com a participação de 193 Estados-Membros, a Agenda 2030 conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que abrangem diferentes temas relacionados a aspectos ambientais e sociais.
“O IBDFAM já vem há muito tempo contribuindo com esse plano de ação da ONU, contudo, sem ter a dimensão de que nossas ações estavam conectadas com outras desenvolvidas em diversos países. A temática do Congresso cearense vem com a finalidade de reafirmar o nosso compromisso e acentuar a conscientização dos profissionais atuantes no Direito das Famílias para que eles desenvolvam uma atuação em consonância com esses princípios”, afirma.
A advogada será uma das palestrantes do primeiro painel do evento, que irá abordar o tema “Justiça em Rede”, coordenado por Socorro Fagundes, presidente da Comissão Interdisciplinar do IBDFAM-CE, e Mayra Jacchiere, presidente da Comissão de Justiça Restaurativa do IBDFAM-CE.
“A Justiça em Rede ressalta a importância de se trabalhar coletivamente com outras instituições de modo a estimular a efetividade processual, garantindo a promoção de um desenvolvimento sustentável para as demandas judiciais que, no caso do Direito das Famílias, precisam ter uma resposta rápida e efetiva", defende.
“É nossa responsabilidade trabalhar e desenvolver ações para melhorar o sistema de Justiça para que suas atividades sejam realizadas com eficiência e efetividade. Fazemos parte deste sistema e há uma relação de interdependência entre todos aqueles que trabalham no Judiciário. Cada um de nós é importante e corresponsável por uma Justiça mais eficaz”, pontua.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br